No âmbito do programa “Modernização da Obra da EDM” e referente à nova Alimentação Temporária da Subestação de Beluluane, a TECNEL concluiu no dia 30 de janeiro de 2021 o desvio da linha aérea de 66kV (circuito duplo OHL – da Subestação de Infulene para a Subestação da Matola Gare). A linha aérea foi desviada do pórtico original da subestação e está agora a alimentar uma subestação móvel de 20 MVA 66/11kV, utilizando cablagem subterrânea do tipo YJLSY-48/66kV 1x630mm2.
A solução fornece energia a cargas críticas e permitirá a atualização completa da subestação de Beluluane completamente desenergizada, sem comprometer as comunidades em torno da área da subestação.
A TECNEL, em conjunto com o Empreiteiro EPC e a EDM, construiu com sucesso as fundações civis para as novas vedações dos cabos CSE, toda a parte eléctrica até à energização das novas terminações exteriores compostas de 66kV.
O trabalho crítico teve duas iterações:
1) Em dezembro de 2020, o sistema foi energizado sem carga para supervisionar o seu comportamento. Subestação de Beluluane: Colocação de terras portáteis no pórtico da subestação
Baixar Documento